sábado, 6 de dezembro de 2014

Rocambole de Doce de Leite

Rocambole de Doce de Leite


Ingredientes da massa:

- 4 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de açúcar (para rocambole doce, junte mais 8 colheres de sopa de açúcar)
- 10 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo:

1º passo: Quebre 4 ovos, separando as claras e as gemas em 2 tigelas. Junte 1 pitada de sal às claras e bata até obter o ponto de neve. Bata ass gemas com 1 pitada de sal e 1 de açúcar (para rocambole doce, junte 8 colheres de sopa de açúcar). Incorpore, delicadamente, metade da clara e mexa com um batedor manual de baixo para cima.

2º passo: Junte, aos poucos, 10 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada alternando com a clara restante.

3º passo: Forre uma fôrma de bordas baixas de 25X30cm, própria para pão-de-ló, com papel-manteiga untado com a manteiga e estenda a massa a uma espessura de 1cm. Leve ao forno médio e asse por 10 minutos.

Recheios

Rocambole de chocolate:

Derreta 4 colheres (sopa) de manteiga, junte 4 colheres (sopa) de açúcar, 5 colheres (sopa) de farinha de trigo, 3 colheres (sopa) de cacau em pó, 1/2 litro de leite e cozinhe em fogo baixo, até obter um creme. Distribua o creme sobre a massa e enrole o rocambole.

Rocambole de groselha:

Misture 1/2 litro de creme de leite batido com 5 suspiros esmilgalhados. Estenda o creme sobre a massa, distribua as groselhas e enrole o rocambole. A groselha pode ser substituída por morango, framboesa fresca ou congelada, ou cereja fresca em conserva.

Rocambole com geléia:

Derreta em fogo baixo, um pouco de geléia de morango (ou outra de sua preferência) com um pouco de conhaque. Distribua sobre a massa e enrole o rocambole. 
 

Crédito:receitasdedoces

Nenhum comentário:

Postar um comentário