segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

BUTTERCREAM

BUTTERCREAM

Ingredientes

• 100 gramas de manteiga sem sal amolecida (não margarina) • 250 gramas de açúcar de confeiteiro • 45 ml de leite • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Instruções

A manteiga deve estar em temperatura ambiente, bem molinha. Não adianta usar a manteiga que você acabou de tirar da geladeira. Buttercream é feito com manteiga e nunca com margarina.

Para fazer menos sujeira na sua cozinha, retire a manteiga da geladeira, desembale e coloque em um pote, vedando com um filme plástico, só para evitar que caia algum resíduo dentro. Com ela mole, já em temperatura ambiente, coloque-a na tigela da batedeira e em velocidade média bata a manteiga por cerca de 2 a 3 minutos até ela ficar bem clarinha e fofa.

Desligue a batedeira e coloque metade do açúcar de confeiteiro. Volte a ligar a batedeira, tomando o cuidado de iniciar em velocidade bem baixa para que o açúcar não se espalhe pra fora. Quando a mistura estiver homogênea, aumente a velocidade para média-alta e deixe bater por mais 2 a 3 minutos. Desligue novamente a batedeira e adicione o restante do açúcar, repetindo todo o processo.

Lembre-se de que o açúcar de confeiteiro precisa estar peneirado para evitar qualquer pedaço aglomerado e grãos muito grandes.

Para o buttercream ficar branquinho e bem gostoso, atente-se ao tempo. O buttercream precisa bater bastante tempo, senão você vai ficar simplesmente com uma manteiga com açucarada.

Diminua a velocidade para a mínima possível e acrescente as 2 colheres de sopa de leite. Volte a aumentar a velocidade até média-alta, batendo por mais 2 a 3 minutos. Agora, desligue a batedeira e com uma espátula raspe toda a borda da tigela para evitar que fique creme sem bater direito, misturando um pouco com a própria espátula.

Volte a ligar a batedeira em velocidade média-baixa e adicione agora o extrato de baunilha. Caso você não tenha o extrato de baunilha, use as sementes de 1/2 fava de baunilha (só lembre que vai ficar uma cobertura branca com pontinhos pretinhos por causa das sementes da baunilha) e em último do último caso use essência de baunilha de boa qualidade. Por fim deixe mais 1 a 2 minutos em velocidade alta.

Outra dica é colocar uma colher a mais de leite caso você queira um buttercream um pouco menos denso quando estiver adicionando o extrato de baunilha.

O seu buttercream está pronto para cobrir cupcakes e bolos. Você pode guardar ele fechado em um pote hermético por 3 dias na geladeira.



Fonte e Créditos : Patricia Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário