sábado, 6 de dezembro de 2014

Pãezinhos de Creme com Coco

Pãezinhos de Creme com Coco

1/2 k de farinha de trigo (aproximadamente);
3 tabletes de fermento fresco (45g no total);
100 g de açúcar (pode colocar "quase" 1 xícara);
100g de margarina (usei culinária);
3 ovos;
1 pitada de sal (esqueci de colocar);
100 ml de água.

Primeiro de tudo tem que fazer uma "esponja" com o fermento: Pegue 1/3 xícara de farinha e junte com o fermento e vá amassando com o garfo, vá adicionando água morna às colheradas e misturando. De 50 a 100ml de água é suficiente. Dissolva bem o fermento com a farinha na água até virar um creme. Cubra com um pano e deixe em local sem ventilação por 15 minutos (gosto de por em cima do fogão com o forno ligado). O Fermento vai crescer (como uma esponja).
Passados os 15 minutos, adicione os outros ingredientes e vá colocando a farinha aos poucos até desgrudar das mãos. Eu faço isso dentro de uma bacia grande (nada de ficar sujando a pedra da pia). Fica uma massa bem macia. Cubra com um pano e deixe descansar por mais 15 minutos. Vai crescer muito


Dê o formato que desejar à massa. Eu fiz um rolo grosso e fui cortando. Alguns ficaram meio sem formato, mas no fim dá certo. Vá colocando em assadeira grande (não precisa untar) deixando uma distância de 1 dedo entre eles. Os pães vão grudar um no outro mas isso tem que acontecer mesmo para segurar o creme no final. O meu rendeu 30 pedaços. Cubra a assadeira e deixe-os descansando por mais 15 minutos. Quando passar o tempo eles já estarão grudando um no outro. É normal. Pincele gema de ovo diluída em um pouquinho de água e leve ao forno pré-aquecido em 200º por mais ou menos 20 minutos.

Creme: 1/2 pudim de caixinha sabor baunilha (dependendo da marca fica branco, ou amarelo como o meu) preparado conforme a embalagem. Adicione ao pudim, quando estiver no fogo, uma colher de café de essência de baunilha e 2 colheres de açúcar (parece muito açúcar mas pode mandar bala). Não leve o pudim à geladeira senão endurece muito. Se quiser fazer aquele creme de gemas com leite, farinha e baunilha também serve.
Tire os pãezinhos do forno, espalhe o creme e cubra com coco ralado (usei aquele que já vem umedecido e adoçado).
 
Fontepanelaterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário