sábado, 24 de novembro de 2012

LAZANHA DE COSTELA COM MANDIOCA

LAZANHA DE COSTELA COM MANDIOCA

INGREDIENTES

Molho Branco:
5 colheres (sopa) de manteiga
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 litros de leite
Sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto

Molho de Tomate:
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
10 tomates sem pele, sem sementes e picados
2 polpas de tomate (520g)
Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto

Recheio de Costela com Mandioca:
1kg de costela de boi, sem osso
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
4 colheres (sopa) de óleo
2 tabletes de caldo de carne
250g de mandioca picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para a montagem:
1 embalagem de lasanha direto ao forno (500g)
400g de mussarela em fatias
Queijo parmesão ralado



MODO DE PREPARO

Comece preparando o recheio de costela com mandioca. Tempere a costela com cebola, alho, sal e pimenta-do-reino. Numa panela de pressão, aqueça o óleo, coloque a costela temperada e frite bem. Acrescente 1 litro de água, os tabletes de caldo de carne, a costela e deixa cozinhar por 50 minutos. Junte a mandioca de deixe cozinhar por mais 15 minutos.Retire do fogo, desfie a costela e a mandioca e reserve.

Prepare o molho branco. Numa panela média, aqueça a manteiga ou margarina e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não formar grumos. Acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada. Retire do fogo e reserve. 
A seguir, prepare o molho de tomate. Numa panela média aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, junte os tomates, as polpas de tomate e 2 xícaras (chá) de água. Deixe apurar, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o orégano. Retire do fogo e reserve.

Monte a lasanha direto ao forno num refratário grande e fundo. Divida o molho branco e o molho tomate em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de mussarela e o recheio de costela com mandioca em 2. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho branco, recheio de costela com mandioca, tiras de lasanha, molho de tomate, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho branco, recheio de costela com mandioca, tiras de lasanha, molho de tomate, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho branco, molho de tomate e finalmente queijo parmesão ralado. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.

Dica: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

RENDIMENTO

10 a 15 porções


Nenhum comentário:

Postar um comentário