quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Bolo para aniversário

Bolo para aniversário
 
 
Ingredientes

 PARA A MASSA

7 ovos L...

250g açúcar Pingo Doce

150g farinha de trigo sem fermento

10g fermento em pó

1 c. de sopa farinha para polvilhar a forma

1 c. de sopa açúcar em pó



PARA O DOCE DE OVOS

18 gemas

300g açúcar

100g água



PARA A DECORAÇÃO

1 morango

100g granulado de chocolate




Receita

 Pré-aqueça o forno a 200oC. Comece por preparar a massa. Separe as gemas das claras, junte as gemas com o açúcar e bata com a batedeira até obter um creme fofo e esbranquiçado. Bata as claras em castelo bem firme e envolva a farinha e o fermento. Em seguida, junte tudo ao preparado de gemas e misture sem bater.

Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Coloque a massa na forma, ligeiramente acima de meio, e leve ao forno cerca de 25 minutos. Desenforme o bolo em cima de um pano polvilhado com açúcar em pó e vire-o.

Entretanto, prepare o doce de ovos. Separe as gemas e passe-as por um passador de forma a retirar completamente as claras. Coloque o açúcar e a água num tacho e leve ao lume. Quando começar a ferver, junte as gemas e, sem parar de mexer, cozinhe até obter um creme de consistência ligeira. Retire do lume e deixe arrefecer.

Com uma faca, apare os lados do bolo, para que fique o mais direito possível. Em seguida, corte-o ao meio, na horizontal, de modo a obter duas bases. Coloque um pouco de doce de ovos numa das bases, espalhe com uma espátula e sobreponha a outra. Barre toda a superfície do bolo, em cima e dos lados, com a ajuda da espátula.

Levante ligeiramente o bolo com uma mão e com a outra espalhe o granulado de chocolate à volta do bolo. Coloque-o no prato de servir e decore com o morango laminado ou partido ao meio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário