domingo, 12 de janeiro de 2014

Bolinhos de Chocolate no Vapor do Mauro Rebelo

Bolinhos de Chocolate no Vapor do Mauro Rebelo
bolo japonês, japão, cake, japan, チョコ蒸しパン, bolo cozido no vapor, cozido no vapor, bolinho no vapor, receita bolo, bolos e tortas, receita do bolo, bolo receita, diet, light, bolo diet, bolo light, bolo diabéticos, bolo, dieta, torta


Um bolinho sem oléo e com opção de fazer sem açúcar também.

Mais uma receita baseada em um delicioso bolinho que comi no Japão.

Fica bem parecido com os que comi por lá. Não fica igual porque os ingredientes, assim como a farinha, são muito diferentes dos usados aqui no Brasil.

A receita que mais gostei, foi essa da Martcha. Só que fiz substituição do açúcar para o adoçante nesses da foto. Na receita abaixo explicarei como fazer a sustituição do açúcar na receita.



Ingredientes:

200g de farinha
20g de cacau

1 colher (sopa) fermento
90g de açúcar (usei 6 colheres (sopa) rasas de adoçante tal e qual)
2 ovos
3/4 de xícara de água
1 pitada de sal
Chocolate picado para rechear (se fizer com adoçante, escolha um chocolate diet)

Modo de Preparo:
 
Em uma vasilha bata os ovos com fuê. Acrescente a água,o açúcar e o sal e bata mais um pouco.
Acrescente a farinha, o chocolate e o fermento peneirados juntos e misture delicadamente até que fique uma massa homogênea.
Coloque em forminhas de silicone preenchendo 3/4 de sua capacidade, pois ele cresce bem. Arrume em uma panela de cozimento à vapor e cozinhe por 9 minutos. É isso mesmo... 9 minutos (risos). Muito rápido! Eu tenho uma vaporeira de silicone da Lékué comprada na espanha. É só encaixar ela no topo de uma panela com água fervendo, arrumar os bolinhos na vaporeira e tampar.



Dicas:

- Atualmente você encontra essas forminhas de silicone em grandes magazines.
- Se você não tem balança de precisão em casa, compre aqueles copos medidores com medidas de chocolate, farinha, gramas, ml, açúcar... tudo no mesmo copo. Você encontra até em lojas de R$1,99 .
- Assim como expliquei na receita de Cheesecake Japonês, o Japonês, não gosta de sobremesas e bolos muito doces. Para o brasileiro, esse bolinho é perfeito para comer com uma geléia.
- Massa branca: para fazer massa branca, substitua o cacau por farinha de trigo na mesma proporção e coloque essência de baunilha. Não esqueça de peneirar as gemas para não deixar cheiro de ovo.

- Para rechear com pedaços de chocolate: Coloque metade da massa na forminha de silicone, os pedaços de chocolate e coloque mais massa por cima respeitando o limite de 3/4 da forma
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário