quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Esfiha de Carne

Esfiha de Carne
±15 esfihas grandes


Ingredientes:

Massa:
40 g de fermento fresco para pão (pode fazer com 45 g – 3 tabletes para aproveitar as 5 g sobrando) ou 15g de fermento seco para pão
1 colher (sopa) açúcar
83 ml de óleo (1/2 xícara)
250 ml de água ( 1 xícara)
1 ovo inteiro (60 g)
35 g manteiga (1 colher de sopa)
1 colher (sopa) de sal
500 g de farinha de trigo

Recheio de Carne:
500 g de carne moída
2 dentes de alho grandes amassados
1 cebola, picada
2 tomates, picados
83 ml de suco de limão (1/3 xícara – em torno de 3 limões)
1 colher (sopa) orégano (ou pimenta síria)
1 colher (chá) pimenta-do-reino preta moída
2 colheres (sopa) cheiro verde picado
1 colher (sopa) rasa de sal

Preparo:

Recheio de Carne:
Misture todos os ingredientes, cru mesmo. Coloque a carne numa peneira, cubra com filme plástico e coloque a peneira sobre uma tigela. Reserve na geladeira. Pode deixar 2 horas no mínimo sorando, para pingar a água da carne. Ou se quiser pode fazer como os profissionais do ramo e deixa 1 noite dormindo na geladeira. No dia seguinte a carne estará sequinha e totalmente cozida por causa do limão.

Massa:
Trabalhe os líquidos gelados, para a massa demorar um pouco para crescer. Comece dissolvendo o fermento biológico no açúcar (se você usar o fermento fresco, dissolva-o na água morna), coloque o resto dos ingredientes e acrescente a farinha de trigo. Rasgue a massa um bocado na bancada, não é um sovando, é raspando contra o granito mesmo. Faça uma bola grande com toda a massa, divide ao meio e vai dividindo até obter diversas bolinhas. Deixe coberta com um pano. Pegue a primeira bolinha que modelou e abra em círculo, coloque uma colherada do recheio de carne moida já sorado, dobre a massa por cima, juntando as pontas como um triângulo, feche bem as extremidades e coloque na forma untada com manteiga e farinha (ou coberta com papel alumínio). Pincele as esfihas com gema e leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C. Quando dourar levemente por cima retire, pois queima rápido por baixo (em torno de 25 a 30min).


Fonte : http://www.pamelabrandao.com/receitas/category/paes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário