quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Bolo toalha felpuda

O bolo do ano novo,Toalha Felpuda



Este bolo nunca falta em comemorações de final de ano aqui de casa ,eu adoro e a minha familia também.Não sei a origem dele ,minha mãe ja fazia ele á muitos anos e eu também faço,para aromatizar ele e deixar ele diferente ,fiz como o Carlos Bertolazzi nos ensinou,coloco um suco Mid suggar abacaxi ,e ele fica maravilhoso,deu uma sabor diferente ,mas voce pode usar outros sabores ,eu usei este porque como ja tinha provado e gostado muito resolvi fazer do mesmo sabor que provei e não me arrependi,pois até os meninos amaram e minha familia também ,recomendo á voces fazerem pois é muito gostoso.A receita do bolo é um pão de ló ,muito simples e gostoso.Mas voce também pode usar a massa que mais gosta ok,mas eu recomendo pão de ló ,pois ao molhar não fica empapado...é um bolo ótimo para molhar ,abaixo te passo umas dicas se voce não conseguir fazer o pão de ló ok.Esta receita de pão de ló é bem antiguinha mesmo ...dos tempos da vocó.Usei os cocos da Ducoco que são maravilhoso para este tipo de bolo que alem de gostoso fica lindo na mesa .Meus amores como foi o final de ano de vcs ?? aqui foi maravilhoso com nossa familia isso não tem preço não é mesmo ?? bora fazer a receita colega  ?



Bolo toalha Felpuda 


Massa : 

8 ovos gemas e claras separadas ,as gemas peneiradas 
1 colher de sopa de essencia de coco Mago
1 xicara e meia  de açucar peneirado
1 xicara de  farinha de trigo peneirada 
2  xicaras de fecula de batata  ( se não tiver use apenas mais 1 xicara de trigo ,esta é a dica não deixa ele se quebrar todo)( esta massa se usa muito para bolos de festas é divina mesmo )
1 colher de sopa de fermento para bolo .

Modo de fazer a massa :

Bata as claras em neve ,e coloque as gemas mistirada com a essencia ,vá colocando e fio e batendo em velocidade média . Coloque o açucar as colheradas  sem parar  de bater.Desligue a batedeira. Com um fuê Misture as duas farinhas e o fermento  ,aos poucos coloque  as colheradas sempre mexendo a massa de baixo para cima com leveza , não bata a massa ou ela perderá o volume das claras e gemas .


a massa fica meio em pelotada ,é assim mesmo.Leve para assar em forma untada com manteiga .Até dourar em forno medio .Dica só corte ele frio ...este bolo é ótimo para fazer para festas de aniversario pois é um bolo que não se quebra com facilidade é divino mesmo.Se qiizer um pão de ló amanteigado.coloque tres colheres de sopa de manteiga para derreter ...e use ela fria junta com a farinha .mas sempre intercalando  para a massa não baixar e perder o seu volume .Também  ja fiz assim e fica divina mesmo.


Para molhar o bolo e decorar

1 vidro de leite de coco Ducoco
1 lata de leite condensado Mococa
2 medidas de leite  Integral Piracanjuba  ( use a lata como medida)
2 pacote de coco em flocos  umido e adoçado  Ducoco
2 pacote de ralado  coco umido e adoçado Ducoco
1 pacotinho suco mid abacaxi

Modo de fazer a calda 
misture o leite condensado,o leite de coco Ducoco,o leite e o suco.Corte o bolo em pedaços medios e molhe na mistura,e passe nos dois cocos misturados ,enrole em papel aluminio e leve a geladeira por duas horas até o momento de servir .

Fonte : http://www.artesdasadhianacozinha.com/2013/01/o-bolo-do-ano-novotoalha-felpuda.html#comment-form

Nenhum comentário:

Postar um comentário