Bolo de Amoras Silvestres
Ingredientes:
Base:...
1 ovo
1 colher de sopa de água quente
60 g de açúcar
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
30g de farinha
25g de farinha maisena
½ colher de chá de fermento
Creme:
2dl de natas
1/2 lata de leite condensado light (+/- 200g)
6 folhas de gelatina incolor
¾ de chávena de chá amoras silvestres
Cobertura:
1 embalagem de gelatina de frutos silvestres
Amoras qb.
Preparação:
Base:
Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma redonda de alumínio (22 cm) com manteiga e polvilhar com farinha.
Bater o ovo com a colher de sopa de água quente, usando a batedeira eléctrica na velocidade máxima durante 1 minuto, até a mistura ficar espessa e com espuma. Adicionar o açúcar e o açúcar baunilhado, bater continuamente durante 2 minutos.
Juntar a farinha, a maisena e o fermento em pó, usando a batedeira na velocidade mais baixa até obter uma massa fofa. Transferir a massa para a forma e levar ao forno até estar cozido (teste do palito).
Retirar do forno, com a ajuda de uma faca soltar lateralmente o bolo da forma e posteriormente desenformar.
Creme:
Colocar de molho as folhas de gelatina em água fria. Bater as natas bem firmes (costumo colocar as natas 15 minutos no congelador antes de as bater). Juntar o leite condensado ás natas e misturar bem.
Escorrer a gelatina e dissolve-la em 2 colheres de sopa de água quente. Juntar ao preparado das natas, a gelatina e as amoras. Misturar bem e levar ao frigorífico a prender um pouco (não deixar solidificar totalmente).
No prato de servir (convém ser totalmente raso), colocar um aro de semifrio (sem o fundo), colocar o bolo e espalhar o creme por cima. Levar ao frigorífico até solidificar totalmente.
Cobertura:
Fazer a gelatina conforme as instruções da embalagem. Deixar arrefecer completamente e levar ao frigorífico até prender um pouco (não deixar solidificar totalmente). Deitar a gelatina por cima do creme e dispor as amoras por toda a superfície.
Levar novamente ao frigorífico até solidificar completamente.
Fonte e Créditos : http://
Nenhum comentário:
Postar um comentário