Receitas Doces cristalizados
Ingredientes
- 1 1/2 kg de abóbora
- . 2 colheres (sopa) de cal virgem
- . 2 litros de água
- .1 kg de açúcar
- .1 xícara (chá) de água
- . 4 cravos-da-índia
- .1 pau de canela
- Calda:
- . 1 kg de açúcar
- . 3/4 de xícara (chá) de água
Modo de Preparo
- 1. Tire a casca da abóbora e corte-a em cubos. Reserve.
- 2. Dissolva a cal na água, coloque os pedaços de abóbora dentro e deixe repousar por cerca de 2 horas. Escorra e lave bem os pedaços de abóbora em água corrente.
3. Leve ao fogo o açúcar, a água, os cravos e a canela, deixe ferver até que o açúcar esteja dissolvido, junte os pedaços de abóbora e cozinhe em fogo brando por 30 minutos. Adicione mais água se necessário. Retire do fogo e espere esfriar. - 4. Para cristalizar é preciso usar a fruta em calda escorrida em uma peneira. Tire-a do recipiente, escorra e reserve.
- 5. Calda em uma panela, ponha o açúcar e a água. Leve ao fogo moderado e mexa um pouco. Deixe ferver até o açúcar se dissolver e a calda ficar no ponto de bala mole. Para verificar, pingue um pouco da calda num copo com água fria e veja se formou uma bola que não mantém a forma.
6. Acrescente, no máximo, 5 pedaços de doce para que você possa trabalhar a calda com mais facilidade. 7. Tire a panela do fogo e mexa sem parar com uma escumadeira, fazendo movimentos contínuos para frente e para trás. Conforme for mexendo, a calda deverá engrossar e fazer aparecer "bolinhas" esbranquiçadas próximas à borda da panela. - 8. Deixe até que a calda fique turva e encubra os pedaços de doce. Retire cada pedaço de doce da calda e deixe esfriar sobre uma peneira grande, de preferência de taquara, em um lugar sem umidade.
- 9. Para cristalizar outros pedaços, volte a panela com a calda restante ao fogo e adicione 1/2 xícara (chá) de água.
10. Mexa rapidamente e deixe ferver até o ponto de bala mole e acrescente as frutas em calda já escorridas. Repita todo o processo até finalizar as frutas. Dica você pode substituir o doce de abóbora por doce caseiro de outras frutas, como figo, abacaxi e mamão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário