sábado, 9 de agosto de 2014

Pudim italiano de frutas vermelhas (panna cotta)

Pudim italiano de frutas vermelhas (panna cotta)

panna-cotta-frutas-vermelhas

Tempo de preparo
03 h 15 min
Rendimento
6 pessoas
 
Veja aqui como fazer uma receita deliciosa que tem conquistado os paladares mais exigentes: a panna cotta. Uma delícia italiana de sabor suave, textura leve e muita sofisticação. Agora a surpresa: é fácil de fazer! Então, preparada? Vamos colocar a mão na massa, quer dizer, na panna cotta? Hoje vamos direto à sobremesa!
 

Receita de panna cotta

Esta é uma sobremesa do norte italiano, da região do Piemonte, cuja base leva nata e açúcar, aliás, a tradução de panna cotta poderia ser algo como nata cozida ou creme cozido. A textura lembra a de um pudim, mas consegue ser ainda mais leve! Ficou com água na boca? Eu fiquei, porque a panna cotta pode receber na finalização uma calda da sua escolha: frutas vermelhas, manga, caramelo e menta são ótimas opções. Aqui faremos a de frutas vermelhas, agora vamos à receita
 
 
Ingredientes
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 1/2 fava de baunilha
  • 100 g de açúcar
  • 2 folhinhas de gelatina incolor
  • Para a calda:
  • 500 g de frutas vermelhas da sua escolha
  • açúcar a gosto.

Modo de fazer

Em uma panela coloque o creme de leite fresco (não pode ser o de caixinha nem o de lata, tem que ser fresco mesmo), o açúcar e a baunilha. Ligue em fogo alto e mexa até ferver. Ferveu, desligue o fogo e coloque a panela para esfriar em banho-maria (basta colocar sobre uma fôrma com agua fria).
À parte, corte as folhas de gelatina em pedaços menores e hidrate em 2 colheres de sopa de  água por uns 10 minutos. Enquanto a gelatina está hidratando, aproveite para fazer a calda: bata as frutas no liquidificador (pode ser aquele pacotinho congelado de frutas vermelhas com amora, morango, framboesa), se for usar açúcar coloque neste momento também (para ser sincera, prefiro sem açúcar). Depois leve à geladeira para ficar bem fria. Voltemos à gelatina, retire o excesso de água e em banho-maria dissolva mexendo bem. Agora, remova a fava de baunilha e adicione esta gelatina ao creme, mexendo bem para que não fique nenhum grumo! Coloque em taças pequenas (enchendo até a metade) ou copinhos de cachaça ou licor.
Leve à geladeira por 3 horas e só derrame a calda sobre a panna cotta no momento de servir!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário