domingo, 16 de dezembro de 2012

Bolo de Chocolate e Mousse de Morango

Bolo de Chocolate e Mousse de Morango


Ingredientes para 12 fatias:

Bolo

5 ovos
125 g de açúcar
125 g de farinha Branca de Neve (Bolos)
2 colheres (sopa) de cacau e pó
Mousse
4 folhas de gelatina incolor
4 folhas de gelatina vermelha
400 g de morangos
180 g de açúcar
4 dl de natas
4 claras
Decoração
2 dl de natas
2 colheres (sopa) de açúcar
3 morangos
50 g de chocolate de culinária




Preparação:

Ligue o forno a 180ºC. Forre uma forma redonda de 24 cm, de mola, com película aderente. 

Prepare o bolo: Numa tigela, bata os ovos com o açúcar até dobrar de volume. Peneire a farinha com o cacau e envolva-os delicadamente. Verta na forma e leve a cozer durante 20 minutos. Deixe arrefecer e desenforme.

Para a mousse: Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Lave e arranje os morangos. Coloque-os num tacho com 100 g do açúcar e leve a lume brando, mexendo de vez em quando, até cozer. Retire do lume; junte as folhas de gelatina escorridas e mexa bem. Deixe arrefecer um pouco.
Bata as natas bem firmes, junte-as ao preparado do morango e mexa. Bata as claras em castelo e, aos poucos, sem parar de bater, junte o açúcar restante. Envolva delicadamente ao preparado anterior.

Com uma faca, corte o bolo em duas partes, na horizontal. 
Coloque uma parte de bolo no fundo da forma e verta, depois, 1/3 do recheio de morango.
Coloque a outra parte do bolo e cubra com o restante recheio. Leve ao frigorífico para solidificar. Retire do frio e desenforme para um prato.

Faça a decoração: Bata as natas com o açúcar. Coloque-as num saco de pasteleiro com boquilha frisada e faça beijinhos de natas. Prepare os enfeites de chocolate: derreta o chocolate em banho-maria. Faça um cartucho de papel vegetal e encha-o com o chocolate derretido. Faça círculos numa folha de papel vegetal. Preencha-os com riscos desencontrados, formando assim uma rede. Leve ao frigorífico até secarem. Depois de bem secos, descole-os cuidadosamente do papel e decore o bolo.

ÁGUA NA BOCA


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário